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quinta-feira, 16 de julho de 2009

Renda dos consumidores cresce, mas pretensões de compras recuam

Segundo o levantamento, a renda familiar média do brasileiro em geral cresceu 11%, passando de R$ 1.047 em 2007 para R$ 1.162 no ano passado. Houve aumento em todas as classes sociais, sendo que o maior avanço, de 16,5%, ocorreu nas classes A e B, com a renda média atingindo R$ 2.586 no ano passado. Na classe C, com R$ 1.201, o aumento da renda foi de 13%, enquanto nas classes D e E, houve um incremento de 12% na comparação anual, para R$ 650.

Todas as classes também apresentaram elevação na renda disponível para o consumo, aquela que não envolve os gastos correntes das famílias. A melhor notícia veio das classes D e E, cuja renda disponível passou de R$ 22 em 2007 para R$ 69 no ano passado. "Há quatro anos esta classe social não conseguia fechar as contas. As famílias ficavam devendo todo mês. Hoje esta situação mudou e foi uma mudança em alta velocidade", afirma Marc Campi, diretor-geral da Cetelem, relembrando os dados de 2005 - primeiro levantamento realizado pela instituição - quando a renda disponível das classes D e E era de R$ 17 negativos.

O aumento de renda livre para consumo da classe C, que abrange a maioria dos brasileiros, também impressiona. Em 2005, era de apenas R$ 122, tendo subido para R$ 147 em 2007 e saltado para R$ 212 no ano passado. Nas classes A e B, a renda disponível aumentou de R$ 506 em 2007 para R$ 834 no ano passado, sendo que, quando a pesquisa teve início, a renda disponível era de R$ 632.

Por outro lado, a pesquisa mostrou também que a intenção de compras dos brasileiros nos itens avaliados sofreu uma redução, na comparação com 2007. "O ano passado foi marcado por uma forte pretensão de consumo. Hoje o comportamento do brasileiro sofreu uma alteração", analisa Campi. ...

(Vanessa Dezem Valor Online)



Por Espaço E.D

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