Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Leite materno: ômega 3 e PSTI são fundamentais para a saúde dos bebês

Enquanto os ácidos graxos (Omega 3) são importantes para ajudar no crescimento e desenvolvimento dos prematuros, a substância chamada PSTI tem a função de proteger o intestino imaturo das crianças.

O leite materno é o ideal para o bebê. E cada vez mais estudos comprovam o quanto é fundamental para o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo da criança. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro revelou que o ômega 3, quando presente no leite materno, pode ajudar no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida, ou seja o ômega 3 está diretamente ligado ao ganho de peso, altura, índice de massa corporal e aumento da circunferência da cabeça da criança.

Já a substancia PSTI (pancreatic secretory trypsin inhibitor - em português, inibidor da secreção da tripsina pancreática), segundo pesquisadores da Queen Mary, Universidade de Londres, está presente no leite materno e tem a função de proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos. A pesquisa revelou ainda que a substância é encontrada em níveis mais elevados no colostro -- aquele primeiro leite que sai dos seios.

As pesquisas só reforçam os benefícios da amamentação, especialmente nos primeiros dias após o nascimento do bebê. E não se esqueça: segundo o Ministério da Saúde, seu filho deve ser alimentado exclusivamente com o leite materno até os seis meses.

Fonte: Revista Crescer (On line) http://revistacrescer.globo.com

Por Espaço E.D

Um comentário: