Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 9 de julho de 2009

PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: Carência de Nutrientes


Você sabe diferenciar os nomes das deficiências alimentares (deficiência de minerais e vitaminas)?? Anemia, Anemia Ferropriva, Anemia Falciforme?? Hipovitaminose A?
Pois é?? Essas carências nutricionais acometem grande parte da população brasileira principalmente a camada mais pobre.

Vamos explicar:

* Anemia: Concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa por causa da carência de alguns nutrientes na alimentação como: Ácido Fólico (folhas verdes), proteínas, vitamina B12 e cobre.
* Anemia Ferropriva: Redução dos níveis de hemoglobina para valores a baixo dos limites pela ingestão deficiente de alimentos ricos nesse mineral. Em crianças pode prejudicar a capacidade de aprendizagem coordenação motora e da linguagem; Nos adultos produz fadiga e diminui a capacidade produtiva.
* Anemia falciforme: É uma doença congênita, ou seja, passa dos pais para os filhos e altera a forma das células do sangue (glóbulos vermelhos) que parecem uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente causando anemia hemolítica - a pessoa apresenta-se pálida e com icterícia (o “branco do olho”, fica amarelo). Estas células alteradas são também mais aderentes aos vasos sanguíneos, e por isso podem causar obstrução, dificultar a circulação no local causando dor de intensidade variável (são as crises dolorosas) e com o tempo, causando lesões nos órgãos irrigados por estes vasos.
* Hipovitaminose A: Deficiência de vitamina A na alimentação. É responsável por inúmeros problemas como efeito negativo no crescimento e desenvolvimento da criança, cegueira noturna e a cegueira irreversível nas crianças aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarréia e infecções respiratórias e aumento da mortalidade infantil.

Fique de Olho nos sintomas e procure um médico.

Fonte: CURSO FORMAÇÃO EM DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA (Oferecido pelo Governo Federal)

Por: Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário