Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um dia que não deve ser comemorado!




Pois é! No dia 21 de agosto (dia do execesso) a população da terra terá consumido todos os recursos calculados para um ano de 2010.


Segundo a Organização não Governamental Global Footprint Network (GFN), estarão esgotados no próximo sábado (21) todos os recursos que o planeta nos proporciona no período de um ano, conseqüentemente teremos um déficit de recursos para o ano que vem e assim, sucessivamente.


Segundo os estudos da ONG foram necessários 9 meses para esgotar os recursos. A GFN calcula periodicamente o dia em que vão se esgotar os recursos naturais que o planeta é capaz de fornecer por um período de um ano, consumidos pela humanidade, aí incluídos o fornecimento de água doce e matérias-primas, entre elas as alimentares.


No ano passado, segundo ele, o limite foi atingido no dia 25 de setembro, mas não é que o desperdício tenha sido diferente. "Este ano revisamos os nossos próprios dados, verificando que, até então, havíamos superestimado a produtividade das florestas e pastos: exageramos a capacidade da Terra" de se regenerar e aque bsorver nossos excessos (fala o Presidente da GNF, Mathis Wackernagel).


Pensemos: se você gasta seu orçamento anual em nove meses, deve ficar provavelmente muito preocupado, não é?? E o restante do ano?? Como iremos sobreviver??


Da mesma forma devem ser pensados os recursos naturais. Para começar a mudar esses dados, é preciso que a população começa e Reduzir, Repensar, Restringir, Reorganizar...



Por Caroline Coutinho (Espaço E.D)



Fonte: R7 - Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário