Economia Doméstica

Vídeos

sábado, 14 de agosto de 2010

Será possível??

Dessalinizadores sucateados agravam problema de falta d'água no Nordeste.


É bem difícil de acreditar, mas 60% dos dessalinizadores instalados nas regiões de seca dos estados nordestinos, não funcionam (segundo o Ministério do Meio Ambiente).


Sabe-se que a falta d’água no Sertão nordestino é um drama antigo que aflige milhares de pessoas nos pequenos sítios isolados. E quando é possível ter água perto de casa, não significa necessariamente o fim do problema. Por todo o semi-árido nordestino a água dos poços é salobra. A solução para tornar a água potável está virando sucata. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, dois mil dessalinizadores foram instalados nos nove estados do Nordeste por vários projetos oficiais ao longo dos anos para tratar a água, mas cerca de 60% dos equipamentos não funcionam.


Muitos agricultores tem água jorrando de suas torneiras, porém está é imprópria para o consumo humano. Segundo relatos, a água é salgada e é destinada para os animais e atividades domésticas.


Há comunidades em que o equipamento virou sucata e casa de marimbondo. umas das agricultoras informa que a bomba queimou há 4 anos, técnicos foram levaram para manutenção e não voltaram mais.


Na Paraíba, 90% dos 300 dessalinizadores estão quebrados.


Segundo informações os dessalinizadores que estão funcionando, produz água de excelente qualidade e joga o concentrado (com o teor de sal elevadíssimo) a céu aberto, gerando problemas diversos de salinidade no solo, jogando uma quantidade de sais maior do que tem no poço e conseqüentemente fazendo com que este solo não sirva mais pra outra atividade.


Veja as fotos e a reportagem na íntegra no site do pe360graus.


Resenha por Caroline Coutinho (Espaço E.D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário