Economia Doméstica

Vídeos

domingo, 29 de agosto de 2010

Fast-food x propaganda para crianças


Pesquisa feita em 14 países mostra como as grandes redes, como McDonalds e Burger King, conquistam as crianças. Entre as estratégias estão a associação de personagens de desenho animado e a veiculação de brindes.


Brindes e personagens de desenho animado são sim as estratégias mais comuns para vender fast-food para crianças. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela Consumers International (CI), entidade que congrega associações de defesa do consumidor (entre elas, o Idec). O estudo foi anunciado nesta sexta (16), dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.


Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o valor nutricional dos menus infantis e as técnicas de marketing de grandes redes como McDonald´s, Burger King e KFC em países da Europa, Ásia e América Latina. No Brasil, a pesquisa foi feita pelo Idec e incluiu as redes Bob's, Giraffas e Habib's. Como os restaurantes KFC são raros no país, ficaram de fora da pesquisa nacional.


Medidas restritivas


A polêmica das propagandas de fast-food vem se desenrolando há tempos. Recentemente, 24 empresas do setor alimentício assinaram um acordo para regulamentar a publicidade deste tipo de alimento dirigida às crianças no Brasil. As medidas previstas seguem diretrizes semelhantes a um outro acordo (internacional) sobre o tema, o EU-Pledge, firmado em 2007. Entre os compromissos está o de não veicular publicidade para os menores de 12 anos e não realizar atividades promocionais de caráter comercial em escolas. As medidas que cada empresa vai adotar devem ser veiculados até 31 de dezembro de 2009.


Também de olho nesta polêmica, a Anvisa pretende, até o fim do ano, implementar medidas para regular o setor. Além disso, tramita, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei (nº 1637/07) do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) que busca a regulamentação de alimentos com alto teor de sódio, gordura e de baixo valor nutricional.


De qualquer maneira, com regulamentação ou não, a educação alimentar deve começar em casa, e desde cedo. Ensine seu filho sobre a importância dos alimentos saudáveis. Leve-o na feira, peça ajuda para preparar as refeições e dê o exemplo. Não adianta querer que ele coma saladas se você não coloca uma folhinha verde no seu prato. Combine com ele que vocês podem comer sanduíches ou pizzas, por exemplo, uma vez no fim de semana. Essas pequenas mudanças vão melhorar a alimentação de toda a família.


Reportagem na íntegra disponível no site Crescer, da Globo.com.


Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário