Economia Doméstica

Vídeos

domingo, 16 de agosto de 2009

Escolas de Timbaúba (PE) recebem o Projeto Horta Comunitária

11-08-2009

Pernambuco recebe pela primeira o Projeto Horta Comunitária, coordenado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa), do Governo do Estado. A cidade de Timbaúba será a primeira a implantar o programa. O lançamento do projeto começou às 11 horas de hoje (11/08/2009), na Escola Coronel João de Andrade. Estudantes, administradores das escolas, professores e merendeiras estão sendo conscientizados da importância da alimentação saudável. Dez escolas em Timbaúba já se integraram ao projeto.
O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre alimentação correta, desenvolvendo o comprometimento da população em fazer uso de alimentos de qualidade na alimentação escolar. O projeto atinge tanto a comunidade escolar como as famílias dos alunos. As ações deverão ter repercussão inclusive na saúde das crianças e adolescentes, com o combate a doenças degenerativas e à obesidade.
Todos os passos para a produção dos alimentos estão sendo ensinados aos estudantes, desde o plantio até a colheita. Outro fator importante do projeto é a interdisciplinaridade que ele traz para o dia-a-dia dos alunos. As aulas de ciência, português, matemática, entre outras, acabam se integrando a um mesmo propósito.
A reeducação alimentar, o não desperdício de comida e a própria sustentabilidade do homem no campo são os principais resultados buscados pelo projeto.
Além das 10 escolas que já estão no projeto Horta Comunitária em Timbaúba, há mais quatro que estão implantando o projeto no município, até o final do ano. O objetivo é atingir as 40 escolas do município.

Segundo o IPA o projeto tem a missão de capacitar dirigentes e professores das escolas em todo o processo de instalação das hortas. Segundo o extensionista Éden Santos, as oficinas do curso consistiram em aulas sobre técnicas de plantio, adubação orgânica, produção de mudas, irrigação e colheita. Todas as hortaliças produzidas nas escolas serão utilizadas na merenda escolar. Eden Santos diz que, além do aspecto educativo, a implantação das hortas comunitárias nas escolas interfere em outros aspectos, como a educação ecológica, o companheirismo e a socialização.

Fonte: http://www.folhape.com.br/folhape/materia_online.asp?data_edicao=10/08/2009&mat=157332;

http://www.ipa.br/noticia_detalhe.php?idnoticia=728&secao=1


Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário