Economia Doméstica

Vídeos

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

As marcas mais influentes do Brasil

Consultoria lança ranking das 75 marcas com maior apelo emocional para brasileiros
Por ELISA CAMPOS

Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.

O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes.

“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.

Quanto maior for o índice, maior será o poder de influência da marca, assim como a fidelidade do consumidor. Na hora de cortes no orçamento, por exemplo, produtos e serviços de empresas bem colocadas tendem a serem preservados.

O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros de todas regiões do país, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. Os entrevistados foram selecionados para representar um microcosmo da sociedade brasileira.

“O ranking mostrou algumas confirmações e algumas surpresas. O grupo de alimentos domina as primeiras posições. Por precisarmos de comida para viver, mesmo que inconscientemente, acabamos relacionando sentimentos de conforto às marcas do ramo”, diz Rocchiccioli.

Outro ponto que mostrou forte conexão com os consumidores foi a noção de brasilidade. As empresas nacionais ou que investem no Brasil destacam-se no ranking. “O brasileiro mostra ter orgulho do que é nacional”, fala o CEO.

Entre as dez primeiras colocações, quatro são empresas nacionais. Entre as grandes instituições financeiras, o Banco do Brasil (28) é o primeiro a aparecer, seguido por Itaú (40) e Bradesco (42). O primeiro banco estrangeiro da lista é o Santander, na 71ª posição.

Os meios de comunicação brasileiros também marcam forte presença. Rede Globo, Editora Abril, SBT, Record, UOL, IG e Terra aparecem entre as 75 marcas mais valiosas do país.

O ranking BrandTouch deverá ser publicado anualmente daqui para frente. Para o segundo semestre deste ano, a Sart prepara a publicação de um livro, abordando a metodologia e todos os pressupostos por trás da teoria de criação do ICHM.


Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário