Economia Doméstica

Vídeos

domingo, 27 de setembro de 2009

Supermercados dizem que deixarão de comprar carne de desmatadores

Empresas atendem a pedido do Ministério Público Federal.Pelo menos 21 fazendas embargadas pelo Ibama vendem carne no Pará.
Do Globo Amazônia, em São Paulo
As redes de supermercados Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar anunciaram, em conjunto, que não comprarão mais carne que venha de fazendas que desmatam a Amazônia.

Em nota, as empresas disseram que irão suspender compras de fazendas embargadas pelo Ibama, denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF). As redes também afirmaram que irão contratar uma auditoria independente para fiscalizar a origem da carne que compram.
A ação é uma resposta a recomendação do MPF, que identificou a suposta compra de gado produzido em áreas desmatadas recentemente e de forma ilegal no estado.
Segundo o MPF, 21 fazendas embargadas têm rebanhos de gado no Pará. Elas vendem para 13 frigoríficos e curtumes da região. “A partir do momento que o frigorífico compra gado de um lugar que é embargado, o frigorífico é responsável solidário por aquele dano ambiental”, disse o procurador da Daniel Cesar Avelino, um dos autores da ação, quando anunciou as medidas do MPF. Os procuradores cruzaram dados e chegaram a uma relação de 72 empresas que compram desses frigoríficos - entre elas grandes redes de supermercados.

A ONG ambientalista Greenpeace fez um levantamento paralelo da cadeia da carne e do couro em estados amazônicos e concluiu que a produção da região abastece também o mercado externo.
Questionado sobre as acusações do Greenpeace e do MPF, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que representa os maiores frigoríficos exportadores do Brasil, Roberto Gianetti da Fonseca, argumentou que seus associados não têm, de fato, como se certificar de que todo gado comprado na região amazônica não venha de áreas desmatadas ilegalmente, mas que estão empenhados em buscar uma forma de tornar a origem da carne rastreável.
Texto retirado da Globo.com, portal Globo Amazônia
Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário