Economia Doméstica

Vídeos

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Engenheiro agrônomo ensina como escolher frutas e legumes na hora das compras

O Globo Repórter desta sexta-feira (22) mostrou como aproveitar melhor os alimentos e diminuir os desperdícios.


A equipe do programa preparou um guia com valiosas dicas e ensinamentos de como escolher adequadamente frutas, legumes e verduras. As orientações foram dadas pelo engenheiro agrônomo Gustavo Almeida, da Ceasa de Belo Horizonte, em entrevista ao repórter Ismar Bandeira.

BATATA
A batata deve ser o mais lisa possível, uniforme, sem estar verde e sem presença de danos, de podridões e de coloração verde. Armazenada adequadamente, a batata dura bastante em casa. A batata mais clara é indicada para cozinhar, para fazer purê. Ela não serve para fritura. A batata com coloração rosada é específica para a fritura. Se alguma parte da batata estiver verde, não deve ser comprada. Não adianta cortar um pedaço e usar o restante.

CEBOLA
Evite a cebola que esteja brotando ou cebolas que estiverem chochas. Cebola que começou a descascar também deve ser evitada. A perfeita para consumo é a cebola bem formada e sólida.

QUIABO
O quiabo ideal para o consumo é brilhante, com os pelos presentes e firme. Quando o quiabo está murcho, com a ponta quebrada, sem a presença de pelos e escurecido, quer dizer que ele foi muito manuseado.

TOMATE
Se você for consumir o tomate em um ou dois dias, preparando o molho, então é melhor comprar sempre vermelhinho. É um tomate que vai ter um sabor muito mais pronunciado. Porém, se o tomate for consumido ao longo da semana, é melhor comprar um tomate que já começou a ficar vermelho. Se você comprar um totalmente verde, corre o risco de ele não amadurecer, não ficar vermelho, não ter sabor, ficar murcho.

COUVE-FLOR E BRÓCOLIS
A couve-flor, assim como os brócolis, tem que estar sempre com a cabeça compacta, a cabeça bem fechada e coloração característica do produto, que é uma coloração branca.
Se a couve-flor estiver com uma cabeça que não está compacta e enegrecida, é um produto que eu já está sem a qualidade ideal para consumo.

ABACAXI
Em termos de frescor, o ideal é que a base do abacaxi esteja mais úmida, um pouco mais mole quando você apertar. E também que as folhas do abacaxi estejam sempre verdes, bem verdinhas e firmes. Se o abacaxi estiver sem a coroa, vai se perder com mais facilidade. Se estiver com a coroa, porém com as folhas amarelas, soltando com facilidade, também vai se perder em casa.

MAMÃO
O ideal do mamão é você comprá-lo em diferentes colorações, em diferentes estágios de amadurecimento. Se estiver amarelinho, ele pode ser consumido no dia seguinte. Já para o outro dia, é indicado um que esteja mais amarelo do que verde. Caso seja necessário, para o terceiro dia, você pode comprar um mais verde que amarelo. Você vai evitar a perda do mamão na sua casa, vai sempre comer mamão fresquinho e no ponto ideal a cada dia. Porém, tome cuidado: mamão todo verde pode não amadurecer na sua casa e murchar.

LARANJA
Dica principal da laranja: a laranja tem sempre que estar lisinha e brilhante. Se ela estiver enrugada, significa que ela vai estar com menos suco.

BANANA
Primeira dica, evitar a banana totalmente verde. Pode ser que ela não amadureça em casa e ela não vai ficar tão saborosa, porque foi colhida muito verde. Já para banana prata, o ideal é comprar uma banana mais gordinha possível, sem a presença das quinas. Banana quina é uma banana mais magra e menos saborosa.

As manchas pretas, em termos de sabor, não vão afetar muito, porém ela vai ser perder mais fácil. Uma banana sem a presença de manchas vai durar mais na sua casa. O importante é comprar pencas menores e fragmentar a compra durante a semana.


Fonte: Globo Repórter


Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário