Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inadimplência do consumidor deve crescer neste semestre, diz Serasa

Da Redação do G1

14/01/11


A trajetória de queda gradual do nível de inadimplência do consumidor deve ser revertida ainda durante o primeiro semestre de 2011, prevê a empresa de análise de crédito Serasa Experian.

O indicador de perspectiva da inadimplência da Serasa, que antevê o cenário num horizonte de seis meses, cresceu 0,8% em novembro, o sexto avanço mensal consecutivo, atingindo os 92,9 pontos.

De acordo com a Serasa, as recentes medidas de contenção do crédito anunciadas pelo Banco Central e as perspectivas de um novo ciclo de elevação da Selic deverão dificultar o equilíbrio orçamentário dos consumidores endividados, o que reflete um aumento da inadimplência. Essas medidas, no médio prazo, também devem contribuir para um avanço mais modesto da massa real de rendimentos.

Apesar da elevação prevista, o indicador permanece abaixo dos 100 pontos (inadimplência inferior ao padrão histórico brasileiro), o que indica que não há risco de que esse nível de inadimplência possa inviabilizar a continuidade da expansão do crédito aos consumidores, ainda que em ritmo mais moderado do que o observado em 2010.


EMPRESAS

No caso das empresas, o nível de inadimplência deve prosseguir em queda gradual. Para a Serasa, a aceleração do ritmo de crescimento do país a partir do quarto trimestre de 2010 tem favorecido a geração de caixa das companhias, cenário que deve prevalecer ao longo dos próximos meses.

O indicador de perspectiva da Serasa para pessoa jurídica declinou 0,9% em novembro, o que representa o décimo nono recuo mensal consecutivo, chegando ao patamar de 82,6 pontos.


Fonte: PE360graus.com


Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário