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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Adesão ao consumo consciente

5 de janeiro de 2011


A campanha educativa do Ministério Público de Pernambuco (MPE) para alertar o consumidor sobre o consumo consciente e os abusos da propaganda enganosa chega aos supermercados. A parceria da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) com a Promotoria de Defesa do Consumidor prevê a distribuição aos lojistas de 300 banners (cartazes) com os personagens da campanha e o endereço do hotsite (http://www.mp.pe.gov.br/cartilhaconsumidor/) em que podem ser acessados a cartilha eletrônica e o game do consumo responsável.

De acordo com a coordenadora do Centro Operacional das Promotorias de Defesa do Consumidor, promotora Liliane Fonseca, os supermercados são pontos estratégicos de circulação de pessoas de todas as idades e classes sociais, onde podem ser difundidas as mensagens sobre cidadania e consumo consciente. A campanha foi iniciada pelo MPPE em outubro. Já percorreu as escolas privadas e públicas, e deverá ser ampliada para outros locais de concentração pública a partir de fevereiro.

Segundo a promotora,ao aderir a campanha a Apes demonstrou sensibilidade à questão social e de defesa da cidadania e do consumidor. Ela destaca que a campanha com a divulgação de banners pretende alertar o consumidor para as práticas de propaganda enganosa e orientar as pessoas como buscar os seus direitos na hora em que se sentirem lesadas nas relações de consumo.

Os banners fazem o link com a cartilha eletrônica e o game do consumo responsável, que podem ser acessados na página do MPPE na internet e através das redes sociais (orkut, facebook, twiter). Ao acessar a cartilha animada, o consumidor vai conhecer as histórias em quadrinhos retratando problemas nas relações de consumo, como produtos defeituosos e troca de mercadorias. No jogo eletrônico terá que percorrer um tabuleiro virtual onde se depara com várias situações de consumo.

O diretor executivo da Apes, Eudes Carolino, destaca a importância da parceria da entidade com o MPPE na divulgação do consumo consciente. ´É uma campanha adequada para evitar a propaganda enganosa e orientar as pessoas quanto ao consumo consciente. Estamos fazendo a nossa parte e divulgando o material com os nossos associados`.

Segundo Eudes, houve boa receptividade dos supermercadistas à campanha educativa com a colocação dos banners em áreas visíveis para o público. Os cartazes estão sendo distribuídos aos lojistas da área metropolitana e interior. A Apes conta atualmente com 100 associados no estado.


Por Espaço E.D

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