Economia Doméstica

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domingo, 26 de dezembro de 2010

O preço da novidade

Edição de domingo, 26 de dezembro de 2010


TEREZA RODRIGUES

Apaixonados por tecnologia estão cada vez maisbem servidos no que se refere a novidades lançadas no mercado. Para este fim de ano, centenas de opções de presentes - entre os que devem fazer mais sucesso - são itens que acabam de anunciados como os principais lançamentos do ano por grandes empresas. É preciso colocar na balança as vantagens e possíveis desvantagens para tirar as conclusões sobre se estar tecnologicamente atualizado vale a pena.

Na opinião da coordenadora institucional da Pro Teste Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, a principal preocupação de quem não abre mão de estar por dentro das novidades deve ser relativa à assistência técnica. Também é preciso considerar que uma grande quantidade de produtos recém-lançados no mercado costuma apresentar defeitos de fábrica, seja porque ainda não foram devidamente testados, ou devido ao fato de que todo início de produção ser mais propenso a falhas na fabricação ou na própria concepção dos modelos, que aos poucos tende a ir seaperfeiçoando, de acordo com reclamações ou elogios dos usuários. ´Para não ter dor de cabeça com as atualizações tecnológicas, o consumidor deve procurar saber se na sua cidade já há assistência técnica qualificada para o produto que ele está comprando. As pessoas ficam ávidas por novidades e não costumam levar em consideração os riscos de se optar pelos lançamentos`, diz.

Ainda segundo a coordenadora da Pro Teste, tendo menos cautela na corrida por aumentar o número de lançamentos em relação à concorrência, as empresas correm o risco de perder a confiança do consumidor.

Acostumado a viajar para fora do Brasil e conseguir adquirir lançamentos a preços mais em conta, sem nunca ter tido problemas antes, o administrador de empresas André Costa Pereira trouxe dos Estados Unidos um Playstation 3 para os filhos Renato e Gabriel, de 12 e 10 anos. O videogame funcionou normalmente por cerca de oito meses, mas depois fonte queimou e até hoje, passados mais de 30 dias, ele não conseguiutrocar a peça. Os meninos estão até hoje sem a diversão.

O brinquedo já é vendido em grandes redes no Brasil, mas a fabricante Sony informa que, oficialmente, o produto ainda não foi lançado no país e, por isso, não há assistência técnica por aqui. Na fábrica norte-americana, a informação que Pereira obteve é que a assistência só é permitida para cidadãos locais. ´O frete não ficaria em menos de R$ 500. Como eu comprei por US$ 300, acho que não vale a pena. Mas fico revoltado porque a fabricante é uma multinacional e está há muito tempo no mercado. Como pode não dar opções de reparo para um produto que já está comum no Brasil?`, questiona.

Muitos consumidores reclamam também de problemas com veículos novos. A família do funcionário público Alexander Muniz Barreto comprou três carros zero quilômetro em uma mesma concessionária, em agosto. Somente um deles, justamente o que era lançamento, o Novo Doblò Adventure Locker, apresentou problemas. ´Nós fizemos uma pesquisa e decidimos por este modelo porque queríamos mais tranquilidade e conforto para viajar. Mas o carro apresenta uma série de defeitos de fábrica`, conta.


Nos últimos três meses, Alexander e seu pai, Jorge Muniz Barreto, já levaram a Doblò à concessionária onde fizeram a compra por mais de cinco vezes e, mesmo deixando o carro na assistência nos prazos solicitados, os problemas nunca foram resolvidos. ´Eles dizem que já tentaram consertar várias vezes, mas são muitos os defeitos. Nunca tive nenhum deles sanados. Para mim, a solução seria trocar o veículo. Se eu não conseguir resolver de forma amigável, vou procurar meus direitos na Justiça`, desabafa Jorge.




Por Espaço E.D

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