Economia Doméstica

Vídeos

domingo, 18 de outubro de 2009

Fiscais (Anvisa) buscam irregularidades em restaurantes


Delegado sugere visita a cozinhas de restaurantes que se costuma frequentar.

Os fiscais municipais de Salvador, Bahia, buscam, na cozinha, o que os olhos dos clientes não alcançam.

“Estamos vendo baratas alojadas no meio das facas junto com os alimentos pré-preparados”.


“A higiene, de uma forma geral, não é feita há muito tempo. Tem gordura em todos os cantos” Alimentos perecíveis, bem longe da geladeira. “

Em momento nenhum maionese pode ficar fora, assim como manteiga próximo”.


E mais...


“Qualquer produto de madeira não pode ser utilizado, porque junta fungos, são de difícil higienização. Pode estar passar contaminação”, diz a fiscal Catia Calheira.

“A faca está com oxidação, o cabo de madeira, sem corte, pode contaminar o produto”, alerta.

A falta de cuidado pode contaminar alimentos.

“Deveria ter uma pia exclusiva para lavagens de mão do manipulador. Não temos essa pia aqui. A única pia tanto lava os vegetais, quanto faz manipulação dos alimentos, e assim como faz a higienização de mãos é a mesma pia. Isso não é o recomendado”.


“Vamos fazer o descarte desses produtos que estão aqui. Estão impróprios pra consumo, não tem condição de aproveitamento”

“Nesse momento as condições de higiene são muito ruins. Temos que fazer a interdição”.

No centro da cidade de São Paulo, funcionava um conhecido restaurante chinês. A Vigilância Sanitária também esteve aqui. Quem frequentava o local não tinha ideia de como as refeições eram preparadas - praticamente nenhuma regra de higiene era respeitada. As imagens feitas lá dentro impressionam: camarões em tambores improvisados, um dos pratos servidos era o siri. Ele foi encontrado no banheiro. Em um depósito, sem refrigeração, peixe e frutos do mar espalhados. Em outro, produtos armazenados de qualquer jeito e vencido.
No freezer, as ostras eram acondicionadas em péssimo estado. O lugar foi interditado.


A Reportagem na íntegra está disponível no site do Fantástico: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1345797-15605,00.html

Por Espaço E.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário