Economia Doméstica

Vídeos

sexta-feira, 28 de maio de 2010

REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA


O óleo de cozinha é um grande vilão do meio ambiente.


Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis) e residências jogam o óleo de cozinha na pia causando problemas gravíssimos para a rede de esgoto, pois torna-se sólido, impedindo a passagem do esgoto e podendo causar rupturas na tubulação. Isso é corriqueiro porque nem todas as casas e estabelecimentos comerciais possuem caixas de gordura.


Atualmente, há vários pontos de coleta que recebem o óleo usado. Assim, além de contribuir para a preservação da rede de esgoto, ainda estará incentivando a geração de renda e o consumo consciente.


Levantamento feito pela Compesa mostrou que 80% dos serviços de manutenção solicitados pelos clientes são causados pelo acúmulo de óleo de gordura na rede.


O que pode ser feito??


Após utilizar o óleo, já frio, armezene em garrafas tipo PET, tampe bem e leve a um dos pontos de coletas espalhados pela cidade.


Segue:


** Asa Comércio e Indústria

Rua da Paz, 82, Afogados, Recife-PE

Fones: 3073-5057 / 3073-5066


** Associação Meio Ambiente, Preservar e Educar (Amape)

Estrada do Arraial, s/n (em frente ao 4484), Casa Amarela, Recife-PE

Fone: 3268-7984


** Bumerangue Reciclagem

Rua Itaituba, s/n, entre os lotes 7 e 8, Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE

Fones: 3479-2677 / 3071-2476 / 8866-7120


** Disk Óleo

Rua Conde de Irajá, Torre, Recife-PE

Fone: 3227-2187


** Postos de Atendimento da Compesa - (funcionamento das 8h às 17h)

Recife: Rua da Aurora, na Encruzilhada, Cabanga Largo da Paz, Jangadinha

Olinda: Bairro Novo

Jaboatão dos Guararapes: Prazeres

São Lourenço da Mata

Camaragibe

Paulista

Tamandaré

Porto de Galinhas


Existem também várias receitas para fazer sabão caseiro, com vista à reutilização do óleo de cozinha. Confira as receitas:


Receita 1:

- 5 litros de óleo de cozinha usado;

- 2 litros de água;

- 200 mililitros de amaciante ou sabão em pó ou detergente de prato;

- 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água quente (sem ferver) e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer bem. Adicionar o amaciante e misturar bem. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.



Receita 2: Com aroma

- 4 litros de óleo comestível usado;

- 2 litros de água;

- ½ copo de sabão em pó;

- 1 kg de soda cáustica;

- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto

Esquentar a água sem ferver. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica no litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.


Por Caroline Coutinho


Postado por Espaço E.D

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM CONSUMIDOR CONSCIENTE



- Evite comprar produtos e serviços que realmente não precisa;


- Ao fazer compras em feiras e supermercados, leve uma sacola de casa, assim você evita os sacos plásticos. Caso você tenha esquecido a sacola em casa, coloque as compras em caixas de papelão;


- Evite produtos descartáveis e com excesso de embalagens. Copos, talheres e copos de plástico são utilizados em minutos e demoram centenas de anos para se decompor. A reciclagem não justifica o uso de materiais descartáveis, porque o próprio processo de reciclagem é poluente e consome muita água, energia e combustíveis fósseis;


- Prefira fraldas de pano às descartáveis, ou use-as alternadamente. As fraldas descartáveis podem demorar até 500 anos para se decompor, as de pano podem ser usadas cerca de 100 vezes cada uma e decompõe-se num período de um a seis meses;


- Compre produtos reciclados, biodegradáveis ou recarregáveis sempre que puder;


- Adote uma caneca durável em vez de usar copos descartáveis;


- Não jogue no lixo o que você pode doar. Em vez de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outros itens fora, doe para entidades beneficentes, para lojas de usados como brechós sebos, ou ainda, para alguém que você conheça que poderia usá-los.



VAMOS FAZER A NOSSA PARTE PARA UM MUNDO MELHOR!!!

Por Caroline Coutinho

Espaço E.D

terça-feira, 25 de maio de 2010

Alimentos funcionais trazem benefícios para o organismo


Acelerar o metabolismo e prevenir doenças são pontos positivos desses alimentos.


Cada vez mais a ciência vem demonstrando a relevância da alimentação saudável para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Recentemente, foram descobertas diversas substâncias presentes nos alimentos que, apesar de não serem nutrientes, também apresentam vários efeitos benéficos à saúde e que receberam o nome de funcionais ou bioativas. Espera-se que o consumo regular de alimentos ricos em substâncias funcionais seja capaz de trazer benefícios ao organismo.

Esses benefícios podem estar relacionados a resultados gerais como, por exemplo, a ação antioxidante, relacionada a redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, enquanto outros têm ação específica no controle ou redução do risco de desenvolvimento de doenças, como a elevação do colesterol (hipercolesterolemia).

É importante destacar que nenhum desses alimentos isoladamente pode ser usado como fórmula mágica para solucionar problemas de saúde. Para obter o efeito desejado, eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e ajustada à necessidade de cada indivíduo.


A nutricionista Claudia Ridel Juzwiak, da Universidade Católica de Santos, mostra alguns alimentos que fornecem substâncias bioativas e suas ações. Conheça-os:


Soja

Apresenta em sua composição várias substâncias que podem contribuir para o efeito sobre a saúde cardiovascular, como as isoflavonas, proteínas e fibras.

O consumo diário de 25g de proteína de soja pode auxiliar no controle do colesterol. Seu consumo deve vir associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.


O alimento é responsável pela redução do risco de doença cardiovascular. A soja reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Outras ações estão sendo investigadas, como redução no risco de alguns tipos de câncer, principalmente os que são alimentados por hormônios. Parece contribuir para atenuar os sintomas da menopausa.


Aveia

Este cereal é rico em beta-D-glucana, um tipo de fibra alimentar solúvel. A beta-D-glucana é considerada uma substância bioativa que auxilia na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Cerca de 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia fornecem quantidades de beta-D-glucana com ação efetiva.

Além da redução do colesterol, a aveia parece ter um possível efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e diminuição da absorção da glicose em diabéticos.


Hortaliças

As hortaliças fornecem inúmeras substâncias funcionais, além de vitaminas, minerais e fibras. Dentre as substâncias bioativas, destacam-se a luteína e a zeaxantina que agem em conjunto.


A luteína e a zeaxantina tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A luteína é encontrada em vários vegetais, com destaque para o espinafre, enquanto a zeaxantina é encontrada principalmente nos alimentos de coloração amarela intensa, como o milho e a gema de ovo.


Protegem principalmente a visão contra a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.


Fonte: Yahoo Beleza e Saúde


Por Espaço E.D