Economia Doméstica

Vídeos

sábado, 31 de março de 2012

UFRPE seleciona professores temporários para sede, UAG e UAST

30 de março de 2012

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação divulga que, estão abertas as inscrições para professores temporários. São, ao todo, oito vagas, distribuídas para a sede; Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). As inscrições ocorrerão no período de 2 a 13 de abril deste ano, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento Acadêmico onde ocorrerá a Seleção, quando se tratar das vagas para UFRPE/Sede Dois Irmãos UFRPE. Endereço: Rua Dom Manoel de Medeiros, S/N CEP: 171-900-000, Dois Irmãos- Recife- PE, Departamento Zootecnia, fone: (81) 3320.6551. Os candidatos que optarem pelas vagas da Unidade Acadêmica Garanhuns deverão se inscrever na Secretaria da própria Unidade, situada na Av. Bom Pastor, S/N-CEP: CEP:55296-90, Bairro Boa Vista, Garanhuns- PE, fone: (87) 3761.0882 e para as inscrição referentes à Unidade Acadêmica de Serra Talhada, os candidatos deverão se inscrever na Secretaria da Unidade, situada na Fazenda Saco- CEP: 56.900.000-Serra Talhada-PE. Fone (87) 3831.1927.

Poderão se candidatar à seleção, brasileiros que atendam às seguintes exigências: a) Ser graduado em Curso de Graduação reconhecido a nível nacional OU ter título de Graduação obtido no exterior, devidamente revalidado; b) Estar quite com as obrigações eleitorais e militares; c) Não ser ocupante da carreira de Magistério Superior em outra IFES; d) Se Servidor de nível superior da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, comprovar formalmente a compatibilidade de horários.


Clique aqui -> Edital


Fonte: UFRPE



PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR


DATA: 7 de maio de 2012

TARDE:

13h- Inscrição e Credenciamento

14h- Open Coffee

14h30-Solenidade de Abertura

15h30- Palestra: REIVENTANDO A CASA: O LUGAR DE HOMENS E MULHERES NO ESPAÇO DOMÉSTICO NO SÉCULO XXI

17h- Apresentação cultural

DATA 8 de maio de 2012

MANHÃ

9h- Mesa redonda: REDESCOBRINDO A CASA: FAMÍLIA, AFETO, TRABALHO E GÊNERO

10h:40- Roda de Conversa: OS DESAFIOS DE ADMINISTRAR O ORÇAMENTO FAMILIAR


12h-Almoço

TARDE

14h- Mesa redonda: VALORES, EDUCAÇÃO DOMÉSTICA E COMPORTAMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O LUGAR DA FAMILIA NOS DIAS ATUAIS

15h:30-Mesa redonda: TRABALHO DOMÉSTICO E PROTEÇÃO SOCIAL: INCLUSÃO E RECONHECIMENTO DO PAPEL SOCIAL DA DONA DE CASA

DATA 9 maio de 2012

MANHÃ

9h- Mesa redonda: DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL: O FUTURO DO MEIO AMBIENTE-O QUE TEMOS HAVER COM ISSO?

10h:30-Mesa redonda: OS HOMENS NO ESPAÇO DOMÉSTICO: NOVAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO OU DESFARCE PARA VELHOS PADRÕES?

12h- Almoço

TARDE

13h as 17h: Oficias e Mini cursos

18h- Encerramento/Entrega de certificados dos mini cursos e oficinas

MINI-CURSOS

1. Mini Curso - APOSENTADORIA PARA AS DONAS DE CASA: O QUE É PRECISO ENTENDER?

2. Mini curso - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA CASA


OFICINAS:

3. Oficina - CONSUMO CONSCIENTE: UMA IDÉIA, UMA PRÁTICA

4. Oficina - ORÇAMENTO DOMÉSTICO


Fonte: Espaço E.D

Economia Doméstica de olho de Copa de 2014 - Pernambuco


A fim de capacitar trabalhadores para atuar no ramo de hotelaria e turismo, professores e estudantes de Economia Doméstica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) deram início a etapa ampliada do Projeto de Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores (as) para os Serviços de Hotelaria e outros Segmentos do Setor de Turismo. Tendo preparado, em 2011, 500 pessoas visando principalmente à Copa do Mundo, em São Lourenço da Mata, a equipe pretende, este ano, capacitar mil trabalhadores em diversos municípios do Estado por meio de cursos profissionalizantes.

Os municípios que já contam com turmas são novamente São Lourenço da Mata, tendo em vista o crescimento das demandas em torno da Copa 2014, e Lagoa do Carro. São 250 pessoas matriculadas em ambos os municípios. Até o final do mês de julho serão 500 trabalhadores qualificados e certificados pela UFRPE. Vale ressaltar que, das 500 pessoas capacitadas em 2011 em São Lourenço da Mata, mais de 40% encontram-se empregados e outros estão em processo de recrutamento e seleção, segundo dados da Cooperativa de Transporte Alternativo de São Lourenço da Mata, parceira do projeto.

Os cursos abrangem sempre duas áreas de atuação ao mesmo tempo: Recepção / Telefonia; Camareira e Auxiliar de Serviços de Limpeza; Garçom, Garçonete e Barman; Cozinheiro e Auxiliar de Cozinha,estruturado em três módulos: I-Básico (20h/a); II – Específico (80 h/a); III-Vivência Prática (120h), totalizando 220 horas /aula.

O projeto vem sendo desenvolvido, desde 1994, pelo Departamento de Ciências Domésticas, por meio da Pró-Reitoria de Atividades Extensão, em convênio com organizações públicas e privadas do Estado de Pernambuco, já tendo qualificado mais de 10 mil trabalhadores do Recife e de demais cidades consideradas polos de desenvolvimento turístico de Pernambuco. O projeto é coordenado pelas professoras Joseana Maria Saraiva e Daisyvângela Eucrêmia da Silva, ambas do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE.

Segundo a professora Joseana, muitos estudos destacam a preocupação com a oferta de profissionais qualificados para o setor de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo como um dos aspectos que mais tem contribuído para inviabilizar os avanços do turismo em Pernambuco. No entanto, poucas são as iniciativas para minimizar esse problema, mais especificamente voltado à questão da preparação dos trabalhadores e trabalhadoras desses segmentos, particularmente, os que atuam diretamente no processo de produção de bens e de serviços. “Essa questão tem sido foco das ações de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Domésticas, que vem empreendendo esforços no sentido de compreender as contradições das relações de trabalho na hotelaria e, nessa direção, contribuir com a melhoria da qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras desse segmento, sobretudo, oportunizando a melhoria de sua condição socioeconômica e qualidade de vida”, destaca.

O projeto de capacitação encontra-se fundamentado nas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacional da Educação Nacional e Formação Profissional (Lei nº 10.172/2001), o qual sugere que os cursos de formação profissional levem em conta, na sua estrutura curricular, outros temas além do composto pelas disciplinas com conteúdo tradicionais. A ideia, de acordo com a professora, é uma educação que propicie a aprendizagem de competências de caráter geral, que forme pessoas mais aptas a assimilar mudanças, mais autônomas em suas escolhas, que respeitem as diferenças, saibam se relacionar e superem a segmentação social, bem como busquem atender as novas exigências do mundo do trabalho.

“O processo de profissionalização tem propiciado aos trabalhadores (as) além de uma formação técnica especializada, o desenvolvimento pessoal e social, entendido como as experiências que favorecem a construção do sujeito no que se refere à aprendizagem do conviver, do ser e estar com os outros e consigo mesmo em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança”, afirma. Soma-se a isso o compromisso e a preparação dos estudantes e profissionais de Economia Doméstica, a qualidade do material didático e a metodologia utilizada, privilegiando as atividades em grupo e o que os trabalhadores já sabem sobre o assunto, relacionando os conhecimentos teóricos com a prática, os objetivo do projeto vem sendo alcançado.


Fonte: Conceição Cristina via CRED I no Facebook.