Economia Doméstica

Vídeos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

II Congresso Nacional de Educação Ambiental & IV Encontro Nordestino de Biogeografia


João Pessoa terá o privilégio de sediar, simultaneamente, no período de 12 a 15 de outubro de 2011, dois importantes eventos acadêmico-científicos: O II CNEA - Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IV ENBio - Encontro Nordestino de Biogeografia. Os eventos são realizados pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba e pautados no tema “Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade”, subdividido em 24 eixos temáticos, reunindo em temas específicos os trabalhos enviados pelos congressistas para apresentação e publicação.

A Assembléia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas, enfocando a conservação e o manejo das florestas e a conscientização do papel decisivo que as matas desempenham no desenvolvimento global sustentável. Conservar florestas é um dos objetivos da Biogeografia, de modo a preservar não somente a vida das árvores, e sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental é um processo que engloba um esforço planificado, envolvendo os diversos setores da sociedade, especialmente a família, as políticas públicas e todos os níveis de ensino, cumprindo papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.

No II CNEA e IV ENBio são esperados 1800 participantes e as atividades programadas incluem conferências, palestras, lançamentos de livros, oficinas e espaços de diálogos para discussão das proposições apresentadas pelos congressistas. Os 70 cientistas, pesquisadores e educadores palestrantes confirmados são referências nacionais e internacionais em Educação Ambiental, Biogeografia e diversas outras áreas que integram o binômio Sociedade & Natureza.


Informações e Inscrições e valores no site www.cnea.com.br

Fonte: CNEA

Por Espaço E.D

quarta-feira, 4 de maio de 2011

XXI CBED



Vem ai o XXI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica que acontecerá dos entre os dias 14 a 17 de Setembro de 2011, em Recife.
O Tema do cbed2011 é: "ECONOMIA DOMÉSTICA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: FAMÍLIA, TRABALHO, CONSUMO E GÊNERO.


INSCRIÇÕES


Apresentação

A Associação Brasileira de Economia Doméstica – ABED, em conjunto com o Departamento de Ciências Domésticas – DCD, com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE está organizando o XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMÉSTICA, IX ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA DOMÉSTICA e o II ENCONTRO INTERCONTINENTAL DE ECONOMIA DOMÉSTICA, que acontecerão em Recife, Pernambuco, Brasil, no período de 14 a 17 de setembro de 2011.

O objetivo é que pesquisadoras(es), profissionais e estudantes da Economia Doméstica e áreas afins reflitam, discutam e troquem experiências sobre a temática Economia Doméstica e Desenvolvimento Social: família, trabalho, consumo e gênero. A preocupação é pensar e refletir o objeto de estudo da Economia Doméstica, a família, de forma inter e multidisciplinar, considerando suas interconexões com os espaços da produção e da reprodução, integrando as esferas políticas e econômicas da sociedade, face às transformações econômicas e sociais e suas repercussões no perfil da família. A pretensão é dar continuidade ao debate que vem sendo travado dentro dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Economia Doméstica e nos fóruns de discussão da categoria, através dos quais se vêm refletindo as relações de interação e interdependência da Economia Doméstica em suas múltiplas formas.

Nessa perspectiva, os referidos eventos se constituirão espaços para ampliar a discussão, a reflexão e a trocas de saberes e fazeres (práticas) da Economia Doméstica no mundo da produção e da reprodução, evidenciando, sobretudo, o compromisso da profissão e da(o) profissional com o seu objeto de estudo, a família, considerando suas necessidades e demandas. Pela abrangência dos temas que serão abordados através das conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, relatos de experiências e fóruns de discussões em torno do tema central do congresso, estamos convictas(os) que o evento propiciará não apenas apreensão de novos conhecimentos, mas, possibilitará a categoria profissional a oportunidade de socializar o que se têm produzido de mais expressivo na Economia Doméstica no campo científico, e de apontar proposições para os problemas postos, sobretudo, os mais emergentes, inclusive aqueles relacionados à dinâmica da profissão e das(os) profissionais de Economia Doméstica. Nessa direção, Recife, a capital multicultural, será palco desta importante congregação acadêmica da Economia Doméstica.

Bem vindas/os ao Recife!


Fonte: CBED2011

Por Espaço E.D