Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 17 de março de 2011

FIQUEM DE OLHO!!!

Crescem promoções e reclamações nos sites de compras coletivas


Da Redação do G1


Tratamento para o cabelo com 80% de desconto – a promoção pela internet durou só 48 horas. Nunca o salão conquistou tantos clientes de uma vez. “São 233 novos clientes que vão conhecer meu salão e eles podem indicar para outros clientes”, comenta o cabeleireiro Charles Adami.


Nos sites de compras coletivas é assim: um cliente puxa outro, porque é preciso fechar um grupo para a promoção valer. “A gente não precisa sair de casa para fazer uma compra. Já fica mais prático: só um cliquinho e pronto”, destaca a administradora de empresa Kalila Gomes.

Para a estudante Taís Silvetto, a compra também foi rápida, mas decepcionou. Ela pagou e não conseguiu fazer um passeio para a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. “Ou não formava grupo ou o grupo já estava formado e a gente ficava de fora”, lamentou.


Um portal registrou, nos últimos 12 meses, 8,5 mil reclamações de consumidores contra os sites de compras coletivas. Preço baixo, mas com prazo determinado – um relógio é que estimula o consumidor a adquirir um produto ou serviço sem muito tempo para pensar e ainda convidar outras pessoas a comprar para que a promoção tenha validade. Mesmo assim, é possível tomar alguns cuidados para aproveitar as ofertas sem problemas.


“Na própria internet, onde ela vai efetuar a compra, ela consegue consultar no site da empresa se ela tem algum tipo de reclamação anterior”, orienta José Viana, proprietário de site de compra.


Uma pesquisa mostra que o número de sites de compras coletivas saltou de 405 em dezembro para 1.025 no mês seguinte. Eles são responsáveis pela proteção dos dados fornecidos pelo consumidor. “O site é um instrumento de captação e agenciamento da formação do grupo. Portanto, haverá, sim, responsabilidade do site”, afirma Eginardo Rolim, representante do direito do consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará.


Por isso, o analista de sistemas Pedro Pisandeli aconselha a escolher sites com certificações de segurança.


“Algumas pessoas mal-intencionadas se aproveitam dessa febre de sites de compras coletivas e começam a disparar e-mails com promoções falsas. É preciso ter muito cuidado e muita cautela e pesquisar antes para saber se a promoção é legal; se a empresa que está oferecendo o serviço realmente existe; e se aquela oferta realmente existe”, explica o analista de sistemas.


Fonte: Pe360graus.com


Por Espaço E.D

EVENTO!


(Clique na imagem para aumentar)

Próxima Terça-feira, dia 22/03, será comemorado mais um Dia das Mulheres pela Associação da Dona de Casa de Recife. O Evento irá promover uma palestra/debate com a Drª Fátima Paz, professora do Curso de Economia Doméstica da UFRPE.

A Programação:

TARDE:

13h:30- Inscrição e Credenciamento

14h- Solenidade de Abertura

14h30- Palestra: A Mulher e a Família no Século XXI

Palestrante: Drª Fátima Paz

15:20hs: Debate

16:30hs- Encerramento



O Evento é promovido pela Associação da Dona de Casa de Recife, com o apoio da ABED.

Por Espaço E.D