Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Aprenda a fazer uma árvore de Natal com produtos recicláveis

Galhos secos, arame e papelão podem virar decoração natalina

Da Redação do pe360graus.com

Utilizar galhos secos e materiais recicláveis para fazer uma árvore de Natal: a idéia simples e barata pode ser uma opção para o festejo natalino. A forma artesanal para montar o principal símbolo da festa é bem simples.

Para a base utiliza-se um cone de ferro, galhos secos como os de pitangueira, arame e sprays de tinta dourada e prateada. O primeiro passo é pintar a estrutura com uma camada de cor prata. Depois, os galhos secos devem ser cortado do tamanho da base e pintados com a tinta spray.

Em seguida, basta colocá-los dentro da estrutura. “É só preencher a árvore por dentro. Depois você coloca os galhos ao redor para ela ficar bem cheia”, explica a arquiteta Márcia Longman. O arame serve para os galhos não saírem do cone, conservando o formato. Depois de preenchida com os galhos, vale um retoque de tinta.

ENFEITES Papelão em tiras; junco seco: uma espécie de vegetação; tela de nylon; arame; era seca que é um tipo de raiz; tampinhas de garrafa; cola quente e spray.

“Primeiro vamos montar os laços com as tirinhas de papelão. Junta aproximadamente 10 para dar um bom volume. Depois faz a laçada de um lado para o outro”, explica Márcia.

Em seguida coloca-se o arame em volta, com um cortezinho nas pontas e por último o spray dourado. Depois amarra-se um ramo do junco para compor o laço e no acabamento, prende a tampinha com cola quente.


Para dar mais volume, coloca-se mais laços feitos de tela de nylon pintada com o mesmo spray. Agora é só montar e depois preencher com os enfeites.

Imagens e vídeo disponível em: http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/artesanato/2009/11/21/NWS,502668,2,487,DIVERSAO,884-APRENDA-FAZER-ARVORE-NATAL-PRODUTOS-RECICLAVEIS.aspx

Por Espaço E.D

Programa Multicultural abre inscrições para oficinas

As aulas ocorrem entre os dias 30 de novembro a 18 de dezembro

Da Redação do pe360graus.com

Estão abertas até a próxima quinta-feira (26) as inscrições para as Oficinas Básicas de Arte e Cultura do Programa Multicultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife. São nove oficinas distribuídas nas três microrregiões do Recife, em locais escolhidos pelas comunidades.

As aulas ocorrem entre os dias 30 de novembro a 18 de dezembro. Mais de 250 vagas estão sendo oferecidas em oficinas com duração de 42h/aulas nas áreas de adereços natalinos e carnavalescos, serigrafia, moda, fotografia e grafite. O objetivo das Oficinas Básicas é, além da aprendizagem de uma técnica, provocar a sensibilização artística de um público prioritário na faixa etária entre 14 e 28 anos.

SERVIÇO
Datas das inscrições: 23 a 26 de novembro
Horário: 14h às 17h
Período de realização das Oficinas: 30 de novembro a 18 de dezembro

OFICINAS

Serigrafia
Local: Associação de Moradores do Cardoso
Endereço: Rua Padre Landim, 392 Madalena
Horário de realização: 14 às 17h.

Adereços Natalinos
Local: Espaço da Lila
Endereço: Rua Secundino Carneiro, 25 Prado
Horário de realização: 9 às 12h

Local: Escola Estadual Leal de Barros
Endereço: Rua Antonio Borges, s/n
Engenho do Meio
Horário de realização: 19 às 21 h

Moda
Local: Projeto novo Cordeiro
Endereço: Rua Mandiore, 63 – Cordeiro
Horário de realização: 14 às 17h

Adereços Carnavalescos
Local: Associação de Cosirof
Endereço: Rua do Zumbi dos Palmares, 830 Torrões
Horário de realização: 19 às 21 h

Local: Lar Fabiano de Cristo
Endereço: Av. Afonso Olindense, 1946 Várzea
Horário de realização: 14 às 17h

Grafite
Local: Casa da Juventude
Endereço: Rua Professor Artur Coutinho 1245 - Roda de Fogo
Horário de realização: 14 às 17h

Fotografia
Local: Centro Comunitário Irmã Ângela
Endereço: Rua Professora do Rego Barros, 194/111 - Campo do Banco
Horário de realização: 14 às 17h

Customização
Local: Clube de Mães Jardim Terezopolis I e II
Endereço: Rua Desembargador Gondin 430 Várzea
Horário de realização: 14 às 17h

Mais informações disponível em: http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/fomento/2009/11/25/NWS,502930,2,408,DIVERSAO,884-PROGRAMA-MULTICULTURAL-ABRE-INSCRICOES-OFICINAS.aspx

Por Espaço E.D

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UFRPE mostra inovações em pesquisa e extensão durante 68ª Exposição Nordestina de Animais

Clique na Foto para amplia-la

09 de novembro de 2009

Presente todos os anos na Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Cordeiro, cuja 68ª edição teve início no último domingo (8/11) e segue até 15 de novembro, no Parque de Exposições do Cordeiro, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza oficinas e apresenta inovações. Este ano, cerca de 500 pessoas, entre professores, técnicos e estudantes, movimentam a programação do estande da Universidade.

Quem visita o espaço da UFRPE pode participar de palestras e oficinas ministradas por docentes e técnicos, que também proferem acerca de 45 projetos de extensão desenvolvidos na Instituição.

Dentre os cursos da UFRPE que expõem projetos na 68ª feira de exposição está o curso de Economia Doméstica abordando temas de bastante relevância ao conhecimento popular como a importância das informações dos rótulos nos alimentos, alimentos funcionais, reaproveitamento do lixo, conservação do vestuário e consumo consciente.

A participação da Universidade no evento é de grande importância para levar ao público as inovações cientificas da Universidade que trará benefícios à sociedade e desperta o interesse da população acerca dos diversos temas abordados.

Fonte: http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=6008

Por Espaço E.D