Economia Doméstica

Vídeos

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tecido de filtros de cigarro


Dentre as muitas idéias e pesquisas realizadas nas universidades, dois jovens designers, Fauzi Nasreddine, 21 anos, e Jefferson Vasconcelos, 24, se destacaram com um projeto de inovação importante para os trabalhos de reciclagem desenvolvidos no Brasil, o tecido fabricado a partir dos filtros de cigarros.

A utilização da massa celulósica resultante da reciclagem dos filtros (acetato de celulose) para a confecção de tecidos é uma criativa solução que deve atender ao mercado têxtil nos seguimentos de vestuário, acessórios de moda, mobiliários e indústria em geral.

Essa iniciativa é resultado da curiosidade e de um amplo trabalho de pesquisa de ambos os designers que vêem nisso a possibilidade de cooperar com a reciclagem de um resíduo que demora 5 anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, o trabalho realizado pelos jovens demonstra mais uma vez a capacidade criativa dos brasileiros em solucionar problemas e gerar negócios a partir de algo considerado impossível.

É um modelo de negócio sustentável e nosso objetivo é gerar uma solução simples, para um problema comum em muitas cidades do mundo. Atualmente só em São Paulo cerca de 15 mil toneladas de lixo são produzidos diariamente, das quais aproximadamente 13 toneladas* são bitucas** de cigarro. ”, afirma Fauzi Nasreddine. “As pessoas podem reutilizar quase tudo que está ao seu redor, bastar ter um pouco de curiosidade e criatividade. A bituca de cigarro já foi transformada em papel reciclado, mas a chegada ao tecido é uma inovação”, destaca Jefferson Vasconcelos.

Devido a questões sociais, o Brasil é, atualmente, um dos maiores recicladores de materiais do mundo, e com o tecido do filtro do cigarro não poderia ser diferente. “Apesar dos investimentos já existentes, muitas empresas não conseguem obter um processo de reciclagem rentável fazendo com que a maioria dos projetos sejam abortados, entretanto essa é uma preocupação que eu e o Fauzi temos e estamos empenhados em resolvê-la” afirma Vasconcelos. Por isso, além da pesquisa tecnológica, a dupla de designers está desenvolvendo um plano de negócios que visa o trabalho junto a comunidades e cooperativas de catadores, indústrias de confecção e fabricantes.

O objetivo desse modelo de gestão é proporcionar novos empregos e novos negócios que agreguem valor a comunidade e ao meio ambiente gerando um ciclo de desenvolvimento sustentável”, analisa Nasreddine.

É importante frisar que na reciclagem os filtros passam por um processo de limpeza, onde perdem a coloração amarelada causada pela nicotina, resultando num produto completamente higiênico e hipoalérgico.

O projeto de reciclagem dos filtros de cigarro encontra-se em pleno desenvolvimento e os jovens profissionais estão em busca de parceiros e investidores que tenham interesse em suportar o projeto e desenvolver o material em larga escala.


*Dado baseado em pesquisa do Datafolha que diz que em São Paulo existem 2,5 milhões de fumantes - pesquisa realizada com pessoas acima de 18 anos - que fumam em média 12 cigarros por dia.

** Uma bituca pesa 0,4g.

Fonte: http://www.revistatextil.com.br/noticias_detalhes.asp?tipo=T&numero=151

Por Espaço E.D

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia do/a Economista Doméstico/a será comemorado na UFRPE


22 de outubro de 2009

O Dia do Economista Doméstico (21 de outubro) será comemorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 28 de outubro.

Numa iniciativa da coordenação do curso de Economia Doméstica, do Departamento de Ciências Domésticas (DCD) e do Diretório Acadêmico do curso, a data será marcada por debates, exposição, e calourada.


Dando continuidade às comemorações, haverá, na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, reunião solene em homenagem aos 40 anos da Associação Brasileira de Economia Doméstica (ABED). A solenidade ocorrerá no dia 29, às 18h, no plenário do Palácio Joaquim Nabuco (Rua da Aurora, 631). O cerimonial da Assembléia pede traje passeio formal ou equivalente.

Fonte: http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=5879

Por Espaço E.D

domingo, 18 de outubro de 2009

Fiscais (Anvisa) buscam irregularidades em restaurantes


Delegado sugere visita a cozinhas de restaurantes que se costuma frequentar.

Os fiscais municipais de Salvador, Bahia, buscam, na cozinha, o que os olhos dos clientes não alcançam.

“Estamos vendo baratas alojadas no meio das facas junto com os alimentos pré-preparados”.


“A higiene, de uma forma geral, não é feita há muito tempo. Tem gordura em todos os cantos” Alimentos perecíveis, bem longe da geladeira. “

Em momento nenhum maionese pode ficar fora, assim como manteiga próximo”.


E mais...


“Qualquer produto de madeira não pode ser utilizado, porque junta fungos, são de difícil higienização. Pode estar passar contaminação”, diz a fiscal Catia Calheira.

“A faca está com oxidação, o cabo de madeira, sem corte, pode contaminar o produto”, alerta.

A falta de cuidado pode contaminar alimentos.

“Deveria ter uma pia exclusiva para lavagens de mão do manipulador. Não temos essa pia aqui. A única pia tanto lava os vegetais, quanto faz manipulação dos alimentos, e assim como faz a higienização de mãos é a mesma pia. Isso não é o recomendado”.


“Vamos fazer o descarte desses produtos que estão aqui. Estão impróprios pra consumo, não tem condição de aproveitamento”

“Nesse momento as condições de higiene são muito ruins. Temos que fazer a interdição”.

No centro da cidade de São Paulo, funcionava um conhecido restaurante chinês. A Vigilância Sanitária também esteve aqui. Quem frequentava o local não tinha ideia de como as refeições eram preparadas - praticamente nenhuma regra de higiene era respeitada. As imagens feitas lá dentro impressionam: camarões em tambores improvisados, um dos pratos servidos era o siri. Ele foi encontrado no banheiro. Em um depósito, sem refrigeração, peixe e frutos do mar espalhados. Em outro, produtos armazenados de qualquer jeito e vencido.
No freezer, as ostras eram acondicionadas em péssimo estado. O lugar foi interditado.


A Reportagem na íntegra está disponível no site do Fantástico: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1345797-15605,00.html

Por Espaço E.D

domingo, 11 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação 2009 - Conseguir a segurança alimentar na época de crise

A celebração do Dia Mundial da Alimentação (DMA), 16 de outubro, aniversário da fundação da FAO em 1945, e que é comemorado em aproximadamente 150 países, estará enfocada este ano 2009 sob o tema de “Conseguir segurança alimentar em época de crises”.

Isto se deve a que a crise econômica, além do aumento nos preços dos alimentos e dos combustíveis no período entre os anos 2007 e 2008, contribuiu para a deterioração das zonas rurais dos países em desenvolvimento, afetando principalmente as pessoas em situação de pobreza que também se encontram prejudicadas pelos altos índices de desemprego, produto da situação econômica mundial.

A nível mundial existem muitos recursos naturais e alimentares, mas as deficiências na produção e a falta de tecnologias nos países menos desenvolvidos levaram milhões de pessoas a um estado de subnutrição ou expostas à insegurança alimentar, como também aos problemas causados principalmente pela falta de acesso a uma boa alimentação.

Sua versão número 30 será desenvolvida este ano sob o tema "Conseguir a segurança alimentar em tempos de crise", buscando como sempre fomentar o sentido da solidariedade dos distintos atores sociais, para lutar em conjunto e reduzir o número de pessoas que se encontram subnutridos e em situação de pobreza.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:

* Estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço nacional, bilateral, multilateral e não governamental a este fim;


* Estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento;

* Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e atividades que afetam a suas condições de vida;


* Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo;

* Promover a transferência de tecnologias ao mundo em desenvolvimento;


* Fomentar ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e sinalar a atenção aos êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola.


“Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.”
[Artigo XXV / DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS]

Mais informações no site da FAO: http://www.rlc.fao.org/pr/dma/

Por Espaço E.D

quinta-feira, 8 de outubro de 2009


VI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA
II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGIA

Data: 09 a 12 de Novembro de 2009
Local: Universidade Positivo – Conferências / Estandes
Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – Dinâmicas de Campo
Curitiba - PR – Brasil


APRESENTAÇÃO

O VI Congresso Brasileiro e o II Congresso Latinoamericano de Agroecologia acontecerão no período de 9 a 12 de novembro de 2009, em Curitiba/Paraná - Brasil. Estes eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Agroecologia-ABA e pela Sociedade Latinoamericana de Agroecologia-SOCLA, serão organizados e realizados pelo Governo do Estado do Paraná com apoio de diversas entidades da sociedade civil.

O objetivo de tal realização está focado na promoção dos princípios da Agroecologia a partir do intercâmbio dos saberes técnico, científico e popular dos atores e entidades participantes, com vistas a construir e consolidar uma ampla rede de articulação na América Latina em torno de questões fundamentais do desenvolvimento rural, notadamente aquelas que mais afligem a agricultura familiar. Com base nessa premissa e adotando-se uma perspectiva histórica, o tema central dos congressos será: " Agricultura Familiar e Camponesa: experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável".

Espera-se receber em torno de 2.500 pessoas provenientes do Brasil e dos demais países da América Latina. Para tanto, a partir de diversas discussões com representantes de entidades, tanto públicas quanto não-governamentais, encontra-se em processo de construção coletiva uma programação abrangente que certamente atenderá as expectativas de todas e todos que se envolvem com a causa agroecológica.

Esperamos sua presença !

Ivo Barreto Melão

Presidente da Comissão Central Organizadora
Por Espaço E.D

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Produção de alimentos precisa aumentar 70% até 2050, diz ONU

23/09/09

Projeção é que a população do planeta atinja 9,1 bilhões de pessoas.
Crescimento populacional se concentrará nas regiões mais pobres.

Do G1, com informações da France Presse

A produção agrícola mundial precisa aumentar 70% até 2050 para alimentar a população do planeta que, com 2,3 bilhões de pessoas a mais, chegará a 9,1 bilhões, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A FAO convocou para os dias 12 e 13 de outubro um fórum de especialistas, que tem como título "Como alimentar o mundo em 2050" para estudar os desafios dos próximos anos. "A FAO tem otimismo prudente sobre a capacidade do mundo para garantir a alimentação até 2050," afirmou Hafez Ghanem, subdiretor geral da organização da ONU.

A população mundial deve passar de 6,8 bilhões, atualmente, para 9,1 bilhões, em 2050, segundo as projeções mais recentes das Nações Unidas. O maior crescimento da população ocorrerá nos países em desenvolvimento, particularmente na África Subsaariana.

Matéria retirada do Portal G1 da Globo.com através do site: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1314611-9356,00.html

Por Espaço E.D

Brasileiro reduz gastos com celular e alimentação, diz pesquisa

08/09/09

Corte em despesas com mantimentos cresceu.
Estudo realizado pelo Ibope Inteligência foi divulgado nesta segunda.

Do G1, com informações da Agência Estado

Pesquisa mundial coordenada pela rede Worldwide Independent Network of Market Research (Win), realizada no Brasil pelo Ibope Inteligência, mostra que o consumidor brasileiro decidiu cortar mais despesas do orçamento com o passar do tempo.

O estudo "Barômetro Mundial sobre a Crise Financeira", feito em dezembro passado, em março e, na versão mais recente, em julho, ouviu 21.088 consumidores de 22 países, 2.002 deles do Brasil.

Entre os entrevistados, subiu de 31% para 40% do total os que disseram ter cortado as despesas com mantimentos para casa, na comparação entre março e julho.

Em vestuários/calçados/acessórios, a redução de gastos também foi grande: de 45% para 54% da população. No item celular, a porcentagem de corte subiu de 37% para 47%.

O objetivo era saber como os entrevistados têm se comportado, influenciados pela crise, com relação aos gastos. O consumidor brasileiro se revelou mais sensível aos problemas econômicos, mas ainda é mais otimista que os americanos e argentinos e está abaixo da média de corte dos países do Bric (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China).

Matéria retirada do Portal G1 da Globo.com através do endereço: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1296423-9356,00-BRASILEIRO+REDUZ+GASTOS+COM+CELULAR+E+ALIMENTACAO+DIZ+PESQUISA.html

Por Espaço E.D